Quem canta a sua humildade
faz propaganda amiúde,
na verdade é um convencido,
nunca teve essa virtude.

Trova para ser bonita
precisa ter um achado,
senão vai virar quadrinha
vazia e de pé quebrado.

A situação tá tão feia,
minha grana tão escassa,
que o vizinho churrasqueia
e eu passo o pão na fumaça.
Pedro Ornellas – SP

A mulher tem, geralmente,
três idades, a saber:
A verdadeira, a aparente,
e a que costuma dizer.
Edmar Japiassu Mata – Rio de Janeiro

Tua boca é tão pequena,
tão pequena e tão singela,
que eu não sei como é que cabem
tantos beijos dentro dela.
Vasco de Castro Lima – 1932

O filho do carpinteiro
foi um artista profundo:
com três cravos e um madeiro,
fez a redenção do mundo.
Raul Pederneiras – 1874-1973

Eu trabalhar desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo como eu!
Orlando Brito – RJ

No Natal damos presente
à filha e ao filho querido,
porém o aniversariante
é geralmente esquecido.

Esta cama onde eu me deito,
para espantar, nesta terra,
as agruras do meu peito,
já foi árvore da serra.

Eu sempre agradeço ao Pai,
com muito amor e respeito,
pelas preces que lhe mando
no silêncio do meu leito.

Se você quer se curar
faça o outro ser feliz;
é o que cura as nossas dores
sem deixar nem cicatriz.

O pastor, ante a platéia,
diz que o dízimo é normal
e engana o manco da idéia,
um entrevado mental.

