Eu não sou formado em nada,
Mas sou informado em tudo.
Não sou da turma letrada,
Mas que só tem o estudo.
Eu tenho toda a experiência
Que a minha vida me deu;
E o saber de uma vivência
Transforma em cristão o ateu…

Formação e informação
São coisas bem diferentes;
Uma tem  diplomação
Outra se aprende com as gentes,
Que seguem nos mesmos itens
Parceiras da nossa lida
E que no fim nos transmitem
Conhecimentos da vida.

Uns são bastante instruídos,
Mas não tem educação;
Outros, por serem vividos,
Respeitam mais seu irmão,
Vivendo dramas comuns
Como vemos pela estrada,
Problemas de qualquer um
Nesta longa caminhada.

Aquele que vai a escola
E é um privilegiado,
Nunca pense em não dar bola
Para o marginalizado.
Faça do estudo uma lança
Para brigar com a miséria,
Proteja sempre a criança,
Pois pobreza é coisa séria…

Enquanto você se forma
Procure estar informado
Seguindo nas leis a norma
De respeito ao desgraçado,
Porque se for bem feliz
Não pense que vai sozinho
Gerar a nova matriz
De amor, respeito e carinho.

Enquanto houver nesta vida
Alguém que verte seu pranto
Essa dor é dividida
E espalha por todo canto;
Só quando o choro acabar
E não houver sofrimento
É que o céu vai serenar,
Na glória do firmamento.

