Equívocos do egoísmo.

– Eu penso somente em mim e depois nos meus afins e o restante que se lixe; não ligo pra quem é mixe, só penso em minha família, minha mulher, filho, filha… Não quero saber se o povo come sempre arroz com ovo, enquanto eu sempre me farto, comendo o que há de melhor, tendo tudo ao meu redor, mantendo-me belo e harto. Isso é porque eu mereço e sempre pago algum preço para ser assim feliz, nada tirei de ninguém e duvido que haja alguém, que diga que isso eu fiz.

– Cuidado caro colega, que você leva uma esfrega e toda empáfia termina, a mocidade envelhece, toda a beleza fenece, passa-lhe o tempo por cima. E quando menos espera, já se foi a boa era de fartura e juventude, por isso a sua atitude de fechar-se no egoísmo pode jogá-lo no abismo mais cedo do que imagina e viver sempre por baixo, acaba sendo a sua sina.

– Você é muito pessimista, fique por perto e assista ao meu sucesso completo; tenho família ajustada, para nós não falta nada e de amor estou repleto. Não aceito o mau agouro que vai transformar meu ouro em desprezado ouropel. Digo-lhe, eu estou seguro, já garanti meu futuro, faço bem o meu papel. E por mais que rogue praga, a vida boa não acaba nem envenena o meu mel.

 – Daqui a pouco morre a esposa e igual a uma mariposa os filhos casam e voam; a velhice vai chegar e sem que possa esperar, muitas doenças ecoam. Vai lhe advir a surdez, e sem esperar, talvez, outras e outras virão. A visão vai ficar turva, e já na primeira curva os seus pés tropeçarão. Tenha sempre algum amigo, pois na hora do perigo  ele é a sua salvação, amparando-o em seu vacilo, podendo até dar-lhe asilo, no fundo do coração. 
O amigo é uma riqueza, disso pode ter certeza, quando é mesmo verdadeiro. Todos precisamos dele, inda mais se for aquele que faz de nós o primeiro; aquele amigo sincero que não usa lero-lero na hora de ser fraterno, é um enviado de Deus, para, bem mais do que os seus, ser o apoio firme e terno. Se tiver ao menos um, dos que não é qualquer um que possa ter nesta vida, pode marchar confiante, pode ir seguindo adiante, pois terá sempre guarida. 

