Acabei de voltar do almoço. Como estava só, observo as outras mesas.
Tenho muito cuidado com as boas maneiras. Quando automatizadas elas fluem naturalmente, mas antes disso, cometemos muitas gafes. Vejo casais que enquanto um guarda a mesa o outro se serve; senta-se, enfia a cara no prato e devora com voracidade a sua comida. Se o outro for meio lerdo, almoça sozinho. Não é bonito ou educado! Como sempre almoço sozinho, quando tenho parceiro valorizo a companhia! E agradeço! Há 20 anos almoço num self-service em João Pessoa: O Boibumbar.  Fiz um soneto para gravar melhor.

GENTILEZA – 6/8/2017
Octávio Caúmo Serrano

Se quando vou comer no Boibumbar
Algum amigo me faz companhia,
Eu me agrado e agradeço a primazia
De ter alguém para um bom papear!

Após ter escolhido um bom lugar,
Nós vamos desfrutar essa alegria;
E como manda a boa cortesia,
Os pratos vamos juntos preparar.

Ninguém fica na mesa e o outro sai,
Porque quando vai um o outro vai
Buscar no autosserviço a refeição…

Se estamos juntos, juntos comeremos,
Pois se não for assim não procedemos
Como nos dita a boa educação!

